sábado, 13 de agosto de 2011

Pirâmide

Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice que une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide. O numero de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base.
Uma pirâmide é classificada como reta quando todas as arestas laterais são conguentes, caso contrário ela é classificada como oblíqua.  
Uma maneira mais fácil de identificar uma pirâmide reta é quanto o centro da base da pirâmide está alinhado com o vértice superior da pirâmide, em outras palavras, é possível traçar uma reta do vértice ao centro do polígono na base da pirâmide. Uma outra maneira fácil de identificar uma pirâmide oblíqua é quando não existe esse alinhamento do vértice superior com o centro do polígono na base da pirâmide, ou seja, se traçarmos novamente a reta, ela não terminará no centro do polígono da base.

Classificação:

Uma pirâmide é regular quando a sua base é um polígono regular e a projeção ortogonal do vértice sobre o plano de base coincide com o centro O da base ( centro das circunferências inscrita e circunscrita).
Além disso, as pirâmides podem ser classificadas pelo número de arestas da base:
- Pirâmide triangular regular ( a base é um triângulo equilátero);
- Pirâmide quadrangular regular (a base é um quadrado);
- Pirânmide pentagonal regular ( a base é um pentágono regular).




 Uma pirâmide de base triangular, portanto com quatro faces triangulares, é chamada tetraedro. Esse tetraedro é consideado regular quando s quatro faces são triângulos equiláteros.


Área da superfície total da pirâmide regular:

A área da superfície total da pirâmide é calculada pela soma da área da superfície da base com a área da superfície lateral:


Volume da pirâmide:

O volume da pirâmide corresponde a 1/3 do produto da área da base pela altura:

 Vídeo explicativo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário